Choque elétrico em geladeiras e maquina de lavar.

    Choques Eletricos-JM Serviços

    Não são coisas que vemos acontecer todos os dias, mas choques elétricos em eletrodomésticos podem acontecer. Os mais comuns são com geladeiras e maquinas de lavar e eles tem as suas causas.

    Uma das causas é por algum motivo os fios de energia, a parte interna deles ficou exposta e de alguma forma entrou em contato com a parte metálica da geladeira ou maquina de lavar, então é só uma pessoa tocar, principalmente se estiver descalça e ocorrera um choque, a imagem acima ilustra bem.

    Outro fator mais comum é a energia estática que se forma na carenagem metálica do aparelho. Na ausência do fio terra, as pessoas ao fazerem contato com a geladeira recebem a descarga elétrica que deveria ser conduzida para o fio, a função da tomada de três pinos é auxiliar esse aspecto do fio terra.

    No entanto muitas pessoas, por questões de redução de orçamento ou por falta de orientação adequada, acabam não instalando esse fio em sua rede elétrica e podem estar sujeitas a choques, principalmente se estiverem descalças, ou o chão molhado, ou úmido suficiente para provocar uma descarga elétrica.

    O fio terra por sí só não tem efeito, ele precisa estar conectado a uma haste longa de aço, que tem que ser instalada embaixo da terra e dela sai a conexão com o fio terra, desta forma além de evitar choques elétricos, evita-se também queimar aparelhos em possíveis faíscas elétricas, raios, ou outra anomalia, que careça de um aterramento para a energia ser descarregada na terra e não em aparelhos ou pessoas.

    As maquinas de lavar antigas estão mais sujeitas a falta de aterramento, porque além de ter uma carenagem metálica sua parte elétrica não tem as mesmas proteções e isolamentos de segurança da maquinas modernas.

    Os choques podem ser leves, mas podem acontecer acidentes graves com choques. O grande problema é o caminho que a energia elétrica fizer no corpo, se passar pelo coração ira provocar arritmia cardíaca e isso pode ser perigoso, de acordo com a intensidade da corrente. Corrente é medida em Amperes e tensão em Volts, mesmo uma voltagem mais baixa, 110v por exemplo, pode permitir uma corrente mais alta do que 220v por exemplo, depende da condição,

    1 a 10 mAApenas formigamento
    10 mA a 20 mAForte formigamento e dor
    20 mA a 1 AConvulsões e parada respiratória
    1 A a 2 AFibrilação
    Acima de 2 AQueimaduras e paradas cardíacas
    Acima de 3 AValor mortal
    Como podemos ver não é necessário uma corrente alta para começar provocar danos, de 20mA a 1A já é suficiente.

    Para efeito ilustrativo, tipico caso de choque em geladeira com corrente forte, como corrente, I=E/R , resulta da divisão da E tensão pela R resistência e nesse caso, resistência são as pessoas é claro que as crianças receberam uma descarga bem maior de energia.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *